Minha História como Indie Dev Profissional
Capítulo X
O Pagode do Sucesso! 2º Lugar na Steam!!
A proporção original da tela dos meus jogos era a tradicional 4:3 do meu
bom e velho monitor de tubo, mas depois passou a ser em 16:9,
compatível com monitores widescreen, agora que eu tinha o monitor do notebook para testar valores até acertar a resolução certa. Outra coisa que pude adicionar também foi o suporte a controles USB, tanto do Direct Input quanto do X-Input. Trabalhei nessas melhorias tanto no Porradaria Upgrade quanto no Porradaria 2: Pagode of the Night simultaneamente. Essas coisas só foram possíveis de se fazer com o lucro das vendas até então.
Eu estava muito feliz e empolgado com tudo o que estava acontecendo. Foi nesse ano que fui aceito pelo ID@Xbox Program e comecei a trabalhar no Porradaria Upgrade Gold Edition para Xbox One. Eu também fui aceito para desenvolver jogos para o Playstation 4 e até mesmo dei uma entrevista ao site Código Fonte. Sou eternamente grato, tanto a equipe desse site quanto ao C. Aquino que me entrevistou, pela oportunidade que me deram de expor meu trabalho assim. Essa foi minha primeira entrevista e eu fiquei bem perdido sobre como deveria responder.
Ainda esse ano, resolvi lançar um conteúdo adicional para Porradaria 2: Pagode of the Night, o Vladmirson DLC. A ideia original era fazer um jogo solo spin-off desse personagem contando a história de como ele conseguiu derrotar o terrível Dragão Negro Maligno da Morte, mas eu não estava com muita paciência para passar por todo o processo do Steam Greenlight de novo e nem teria recursos financeiros para me sustentar enquanto isso. O desenvolvimento para Xbox One do Porradaria Upgrade Gold Edition também já havia me tomado bastante tempo e estava longe de ser lançado comercialmente.
Por fim, cheguei a conclusão de que apenas adicionar o Vladmirson como personagem jogável, com poderes extras e uma história nova, seria bem mais viável. Lançar jogos na Steam não é o mesmo que você adquirir o "poder do dinheiro infinito do Batman". Você precisa estar sempre lançando algo novo em um tempo razoável pra conseguir se manter ativo.
![]() |
Esse foi um dos projetos que mais gostei de trabalhar na vida. |
Não fiquei rico, não vendi milhões de cópias, não ganhei nenhum prêmio de game indie do ano e nem apareci no programa da Fátima Bernardes na Rede Globo ou coisa do tipo, mas verdade seja dita, meu foco nunca foi esse. Minha única pretensão era viver dos meus jogos. Pagar as contas em dia e levar uma vida decente fazendo o que eu gostava. Eu finalmente tinha conseguido alcançar isso e isso sim para mim representava meu verdadeiro sucesso.
Apesar de todos os louros da vitória, também recebi muitas críticas, afrontas e xingamentos em vários lugares, principalmente na própria comunidade do jogo na Steam. Aparentemente, fazer sucesso é algo "ofensivo" aos demais.
Uma das primeiras críticas negativas que recebi foi na segunda "análise de jogadores" da página da loja (na verdade bem destrutiva, só que de maneira velada). Essa análise foi de um cara desmerecendo o meu trabalho e dizendo que um outro jogo indie brasileiro sim que era digno de ser comprado e jogado, não o meu. Depois que eu disse nos comentários que iria cobrar pelo jabá, ele prontamente retirou o link e parou de citar o nome do concorrente (pelo menos).
Obviamente não vou citar o nome dos envolvidos aqui para não prejudicar sua imagem diante dessa palhaçada, mas que tenho certeza de que: se não foi um dos próprios desenvolvedores desse jogo a fazer isso, no mínimo foi algum amigo ou conhecido próximo que queria "dar uma força". Afinal, o que ele ganharia postando o link de um jogo concorrente dentro de uma análise desmerecendo o meu, que por acaso estava entre os lançamentos mais populares e com uma visibilidade pra lá de alta? Se souberem, me respondam pois eu quero saber.
E os ataques não pararam por aí. Quem acompanhou minha história até aqui sabe todos os perrengues que passei para desenvolver e aprimorar meus jogos em meio a turbulência da minha vida pessoal. Agora eu gostaria de pedir a você caro(a) leitor(a) que se ponha no meu lugar e se imagine se deparando com uma coisa dessas nos fóruns do seu jogo.
![]() |
Esse tópico foi imediatamente apagado pelo próprio autor, mas como moderador do fórum, eu continuei vendo. |
Eu confesso que durante muito tempo, não soube como lidar com essa postagem (e algumas outras). Cheguei a "desapagar" a postagem, apagar de novo, "desapagar" e responder na hora da raiva, etc. Por fim, acabei apagando de vez e deixando lá como lembrança. Posso estar errado, mas sinceramente não tenho dúvidas de que isso também partiu de outros desenvolvedores indie que provavelmente ainda estavam empacados no Steam Greenlight, como eu já estive um dia.
Esses são apenas alguns exemplos, houve muito mais situações como essas em vários lugares que se eu fosse listar, teria que me dedicar apenas a isso.
Apesar de tudo, o que eu gostaria de dizer a todas essas pessoas, com minha mais profunda sinceridade, é: eu os perdoo. Sabe porquê? Porque, por mais que me envergonhe em admitir isso, eu também já desmereci jogos de outros estúdios que fizeram sucesso e foram reconhecidos internacionalmente. Fiz isso em momentos de profunda frustração e desgosto depois de tantas derrotas e fracassos. A mais pura verdade é que eu sentia inveja do sucesso alheio pois era incapaz de reconhecer minhas próprias falhas. Eu que nunca pensei que sentiria algo assim antes. Esse é um assunto que já abordei aqui no blog nesta postagem.
Como eu poderia julgar e condenar alguém por isso, sendo que eu próprio
sou apenas um ser humano passível de falhas e erros como outro qualquer?
Eu também acreditava que o sucesso de outros desenvolvedores vinha de panelinhas e contatos
privilegiados, coisas que infelizmente existem na vida real em qualquer lugar, não se pode
negar. Ainda que o mundo dos indie games não esteja isento desse tipo de situação, não é certo usar isso como pretexto para encobrir os próprios fracassos.
Isso aconteceu antes de eu ter conseguido me estabelecer no mercado e entrar pra Steam. Hoje,
com a maturidade e experiência de vida que tive, eu percebo como fui
idiota em agir e pensar assim. Está tão na moda acusar e criticar a
todos que muitas vezes esquecemos das nossas próprias falhas e
imperfeições. E quem me garante que aqueles estúdios e desenvolvedores que já invejei um dia
não subiram na vida única e exclusivamente por mérito próprio?
Assim como o autor da postagem acima, eu também
já deletei algumas postagens rapidamente em seguida. Eu me arrependi sinceramente de ter agido assim e
pensei: isso não vai me levar a lugar algum, tenho que focar no meu
desenvolvimento pessoal em vez disso. Talvez o mesmo tenha se passado na
cabeça dele e sinceramente desejo que ele esteja sendo bem sucedido em seus próprios projetos assim como a todos os outros que já fizeram algo parecido com minha pessoa.
A verdade é que todo desenvolvedor, assim como qualquer outro profissional, merece ser reconhecido e respeitado pelo seu trabalho. Não devemos julgá-los e condená-los por nossas próprias falhas.
Pra ser honesto, boa parte da motivação que tive quando comecei a escrever a minha história era a de chegar nesse clímax e passar justamente essa mensagem. Essa é a moral da história, no entanto, minha história como desenvolvedor ainda não acaba aqui.
Sua história é sensacional. Que bom que vc resolveu continuar a contar. Parabéns guerreiro !! Te admiro muito.
ResponderExcluirObrigado Sil!
ExcluirFico feliz de saber que está acompanhando.
Vc é muito bom no que faz !!!
ResponderExcluirMais uma vez, obrigado Sil!
ExcluirMano, quantos views o Porrada 2 teve pra isso?
ResponderExcluirOlá novamente Anônimo!
ExcluirRelendo o NDA que assinei com a Valve anos atrás, não ficou claro para mim se eu deveria relevar isso ou não, visto que isso envolve dados pertinentes não só a mim ou a Cleanwatersoft. Portanto, deletei a resposta antiga que estava aqui.
Agradeço a compreensão! =)
Caralho mano, deprimente como o cidadão pode fazer esses comentários ridículos na steam só porque está com o escudo virtual na frente, será que ela falaria tais coisas na vida real? Acho difícil.
ResponderExcluirOlá Nonaloth!
ExcluirVocê tem toda razão, se fosse pessoalmente ele dificilmente falaria isso, mas talvez tivéssemos a chance de conversar e nos entender. Infelizmente a internet potencializa tanto o melhor, quanto o pior do ser humano.
Grande abraço!
Cara, uma coisa que gosto de você é essa auto-analise e sinceridade que partilhamos, você claro, muito mais sábio e ponderado, eu, já sou mais caloroso e muito menos polido e político.
ResponderExcluirEu tenho conheço penso que desde 2016, apesar de uns bons anos sem nos falarmos, parece que foi ontem que conversávamos bobagens e eu sempre incentivei o seu trabalho.
Sim, não é um "triple A", um 3d foda, nossa que lore fudida, mas seu sucesso pessoal é o mais importante, quantos, diga-me quantos brasileiros sozinhos conseguiram o que você conseguiu? Invejável é o que posso dizer.
Encerro com meus cumprimentos à sua maturação e persistência.
Obrigado Nonaloth!
ExcluirJogos AAA só saem do forno graças ao esforço conjunto de dezenas de profissionais durante anos. Mesmo alguns indies renomados de excelente qualidade são feitos por equipes de 4 a 5 pessoas durante meses ou anos. Eu sozinho jamais alcançaria tal patamar. Eu acredito que a humildade consiste justamente em reconhecer nossos limites, por isso decidi apostar na comédia escrachada mesmo. Se não desse em nada, pelo menos teria me divertido no processo! E sei que muita gente se divertiu com esses jogos também. Hehehe...
Outro abraço!