quarta-feira, 22 de maio de 2019

Decidi Sair da Steam

  • Porradaria Upgrade
  • Porradaria 2: Pagode of the Night
  • Fantasya Final Definitiva REMAKE
Todos esses jogos serão removidos da loja Steam. Em breve…

O DLC "O Livro Perdido" de Fantasya Final Definitiva REMAKE não será mais lançado esse ano e Porradaria 3: O Sonho Acabou também não será mais lançado ano que vem na Steam. Peço minhas sinceras desculpas aos fãs do Samuka, Totó, E.T. e Marujo e também aos fãs da série Porradaria por isso.

Existem vários motivos técnicos, além de motivos também pessoais, que me fizeram tomar essa decisão. Espero que compreendam.

Não vou negar que o que aconteceu com o Fantasya Final Definitiva REMAKE teve um forte impacto nessa decisão. Foi um grande balde de água fria pra mim. Foram mais de 317 mil ativações "de maneira ilegal" por causa do suposto "glitch que dava acesso ao jogo pago" (ou foi isso que pensaram ter feito). As pessoas tem a ilusão de que por ser um jogo digital, ele é "infinito". Que "copiar não é roubar" e que isso não afeta em nada os desenvolvedores. Afeta sim. Como eu sempre digo:

"Sou desenvolvedor, não sou santo. Também tenho minhas contas a pagar!"

Para as pessoas terem de onde copiar um jogo, alguém tem que ter trabalhado na produção do jogo original. E nesse meio tempo, também tenho que pagar aluguel, contas de água e luz, comprar comida e o papel higiênico para o que vem depois. Tudo isso custa dinheiro. Se eu não receber pelas vendas destas cópias, não tem como continuar trabalhando com isso.
Um print de parte da armação feita pelo grupo que descobriu o glitch no Steam Gifts.
Não tinha ninguém inocente ali. "Todo mundo" sabia que o jogo era pago, e mesmo assim se aproveitaram da situação pra pegar o jogo sem pagar em massa, logo antes da promoção do "Valorizem A Cultura Nacional", que já estava marcada para a segunda-feira seguinte.

Mesmo tendo pego a demonstração por engano, muita gente distraída deixou de comprar o jogo completo na promoção por causa desse mau-entendido que foi viralizado aos quatro cantos da internet. Além disso, o glitch real fazia o cliente Steam reconhecer a demo como se fosse o jogo principal, também impedindo as pessoas de comprarem o jogo depois. Esse glitch estava totalmente fora do meu alcance de resolver. É o dinheiro ganho nessas promoções que sustenta a CleanWaterSoft até o lançamento de novos títulos.

O foco da empresa sempre foi desenvolver jogos acessíveis, portanto, alegar que o preço era muito caro ou que "queriam conhecer o jogo antes de comprar" não é desculpa. Sempre vendi jogos a preços baixos e a demonstração gratuita (que inclui o Capítulo 1 completo) já estava lá pra quem quisesse conhecer o jogo antes de comprar.

O que aconteceu aqui foi apenas aquela velha mentalidade oportunista de "ser esperto", tirar proveito em tudo e pegar algo sem pagar mesmo.

Não sei se, onde e nem como vou continuar desenvolvendo e distribuindo meus jogos, mas muito obrigado a todos que acompanharam minha trajetória até aqui. Não quero deixar o ideal de desenvolver jogos acessíveis morrer tão cedo, mas por hora, a CleanWaterSoft entrará em hiato por tempo indeterminado.

Não é por que saí da Steam que vou falar mal de lá ou não recomendá-la a mais ninguém. Afinal, tive o privilégio de me sustentar e crescer como desenvolvedor nessa loja durante muito tempo. Inclusive, para quem quer se aventurar nesse mundo de desenvolvimento indie, recomendo ler "como vender seu jogo na Steam" e também "7 coisas que você precisa saber sobre ser indie dev".


Obrigado pelo apoio de sempre, meu trabalho é para vocês!

14 comentários:

  1. Que pena ! Foram anos de trabalho honesto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Ninguém enxerga (ou enxerga, mas finge que não viu) todo o esforço por trás do produto final. Uma pena. =/

      Excluir
  2. Um ótimo jogo ! Muito bem feito com todo carinho e ótimas mensagens. E feito por uma boa causa. Mas quem se importa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Sil, falta conscientização nessas horas.

      Excluir
  3. Estava esperando o DLC o livro perdido, gostei muito dos jogos. Não há nenhuma esperança de retorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pra Steam. Ainda pretendo terminar "O Livro Perdido" e o Porradaria 3 um dia. Só não sei dizer quando. =/

      Excluir
  4. Que pena cara, joguei a versão antiga quando nem era da Steam ainda. Esses dias bateu a nostalgia de jogar aqueles games do RPG Maker e me deparei com essa belezura, infelizmente foi quando já tinha saído da plataforma.. Teria como adquirir ainda de outra forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não Henrique… =/
      … Mas você ainda pode baixar o Fantasya 1 como demonstração na Steam.

      Segue o link:
      https://store.steampowered.com/app/656120/Fantasya_Final_Definitiva_REMAKE/

      Grande abraço! o/

      Excluir
  5. Puxa cara. Sobrou uma graninha aqui e eu ia justamente comprar o Porradaria agora. É uma pena que vocês saíram do Steam. Força e abraços

    ResponderExcluir
  6. a steam tinha que colocar uma assinatura , teve um jogo da square enix que acabou de ser suspenso pelas avaliações negativas esse tipo de situação afeta quem desenvolve por que o gabe pelo visto ta pouco se lixando

    ResponderExcluir
  7. a assinatura seria justamente pra gerar visibilidade pro projeto e tambem um rendimento mais rapido principalmente pra quem é bem indiezão kkkk

    ResponderExcluir