De vez em quando eu costumo dar uma pesquisada para ver se alguém escreveu uma análise ou gravou um vídeo sobre meus jogos e até hoje esse vídeo ocupa o topo das pesquisas no Google a respeito do Porradaria 2: Pagode of the Night. Isso me deixa muito frustrado.
![]() |
É disso mesmo que estou falando! |
Porradaria 2 não é a oitava maravilha do mundo e está bem longe de ser o indie game do ano, sei bem disso, mas mesmo ele sendo um jogo de comédia de baixo-orçamento, sempre levei meu trabalho muito a sério. Sempre me esforcei ao máximo pra prestar o melhor suporte técnico possível. Esse jogo já recebeu várias correções e melhorias ao longo da minha carreira como indie dev, tanto antes, como depois do dito vídeo.
Quando comecei a trabalhar com jogos, meus objetivos eram apenas dois:
- Desenvolver jogos acessíveis para todo mundo e;
- Ganhar dinheiro o suficiente para pagar minhas contas.
Eu vendia esse jogo a R$19,99, com a maioria das vendas na Steam vindas do Brasil desde aquela época. O mais curioso é que muitas pessoas que o compravam por esse preço, achavam o preço justo pelo que o jogo tinha a oferecer e ainda o elogiavam pela sua simplicidade, ousadia e bom humor. É tanto que o Porradaria 2 ficou em
![]() |
Porradaria 2: Pagode of the Night ficou em 3º lugar* entre os lançamentos mais populares. |
Se eu contar o tempo que comecei a trabalhar no Porradaria original em 2008 e levar em consideração que vim aprimorando meu trabalho desde essa época, poderia dizer que no dia 16 de dezembro de 2017, logo antes da promoção de Natal da Steam, o dia que o "Gemareview" foi publicado, eu já tinha quase 10 anos de trabalho duro, esforço e dedicação na série Porradaria.
10 anos de trabalho duro, esforço e dedicação, destruídos em um vídeo de 10 minutos. Depois desse dia, nunca mais consegui vender o Porradaria 2 fora de promoção como antes. Afinal, quem "seria a pessoa burra de gastar 10 reais nesse jogo"? Não é Vito?
Essa postagem no entanto não é pra lavar roupa suja de mais de um ano atrás, é mais um desabafo mesmo. Não tem como voltar no tempo e reparar o que já foi destruído.
Já senti vontade várias vezes de tentar falar sobre isso de novo e desmentir algumas coisas que muita gente hoje acredita ser verdade sobre o jogo ou sobre minha pessoa, mas nunca tive realmente um espaço pra isso, e, quando tentei falar algo na época pelo Twitter, o cara me veio com essa daqui:
![]() |
Não queria gerar treta né? Jura? |
Desculpem pelo vocabulário chulo da foto acima, mas foi esse tipo de coisa que tive que aguentar em torrentes no meu perfil pessoal da época a ponto de ter que deletá-lo. Aliás, até hoje ainda me aparece um engraçadinho ou outro me atacando por causa do Gemaplys por aí na internet. Não me espantaria de ver coisas desse nível nos comentários deste artigo também. Não seria novidade descobrir que ele deu um jeito de distorcer tudo o que eu disse aqui e queimar o meu filme, mais ainda, de novo.
É claro, ele não parou por aí, já vi outros comentários de autoria dele, também no Twitter, induzindo pessoas a não comprarem o jogo e que eu "mereci tudo isso" (oi?). Não bastasse isso, ainda tive que levar uma indireta dele em outro vídeo dizendo que o Porradaria 2 só fez sucesso por causa dele e que ele ainda "me ajudou a vender mais cópias". Se isso não é o cúmulo do cinismo, esse cara tem algum problema sério.
Mas… E aí? Quantos inscritos vocês acham que esse vídeo do Porradaria 2: Pagode of the Night ajudou ele a conseguir?
O problema aqui não é o fato de ter recebido uma crítica negativa. É importante saber lidar com críticas e é através delas que você cresce. Inclusive, já cheguei a agradecer críticas negativas na Steam diversas vezes. O problema aqui foi o fato do Vito ter jogado sujo (e muito sujo) na época para fazer sucesso as minhas custas e, até hoje, eu continuo sendo prejudicado por esse vídeo enquanto ele continua ganhando inscritos no Youtube por causa do Porradaria 2.
Fico muito triste também de ver como tem tanto jovem facilmente manipulável por aí que vai na onda desses Youtubers sem questionar nada, como se fosse normal e legal usar a cabeça das pessoas (não foi só a minha) como degraus para subir na vida.
Eu gostaria muito que as pessoas parassem de ter esse vídeo falacioso e desatualizado como referência ao Porradaria 2, que as pessoas conhecessem o jogo como ele realmente é. Eu gostaria de ser lembrado, não como um cara que fez um "jogo ruim" e apareceu no Gemaplys, mas como um cara que, mesmo sozinho, sem dinheiro, sem apoio nenhum, cheio de problemas e dificuldades, nunca desistiu de seus jogos e continua dando o melhor de si até hoje pra viver disso.
Talvez, isso seja querer demais…
Enfim, pra quem leu até aqui, obrigado pela consideração e mais uma vez, desculpem pelo desabafo.
*Errata: Porradaria 2: Pagode of the Night chegou a conquistar o 2º lugar dentre os lançamentos mais populares na Steam. Mais detalhes a respeito disso você confere no Capítulo X: O Pagode do Sucesso! 2º lugar na Steam!!
Você sabe que você tem o direito legal para deletar o vídeo dele né? É só mandar um "claim" e enviar todos seus direitos autorais para o youtube analisar. Poís se ele foi num ponto de estragar tudo, você poderia ai tentar ver se consegue dar um strike nele, e estragar pra ele também! Olho por Olho!
ResponderExcluirDe fato tenho, mas e se eu fizesse isso agora? O estrago já foi feito. Além disso, a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
ExcluirEle ainda poderia se fazer de vítima e eu que ia ficar com a fama vilão chato que não aceita críticas do mesmo jeito.
Ponderei muito sobre o assunto e sobre como agir esse tempo todo, percebi que qualquer coisa que eu fizesse seria em vão.
O melhor é perdoar e esquecer, só postei esse desabafo por que nunca fui de ficar calado mesmo e isso tava me sufocando já.
Obrigado por comentar! o/
Poxa cara, que zica... mas a vida é assim mesmo, as vezes vem uns golpes que chega faltar o ar... tenho certeza que vai sair dessa mais forte e e crescer muito mais!
ResponderExcluirCara, foi mesmo. Minha maior tristeza é trabalhar no Porradaria 3 já sabendo que vou ter que aturar os ecos desse episódio (ou coisa pior) quando ele for lançado…
Excluir… mesmo assim, continuo persistindo!
Obrigado pelas palavras corteses e animadoras. ^_^
cara na minha opinião sincera,acho que esse desabafo realmente ajudou muito a melhorar sua consciência mais eu ainda acho melhor você tentar falar com o gemaplys ou algo do tipo para os 2 saírem amigos e n causar mais confusão sabe,
ResponderExcluircoisas do tipo para ele te ajudar afinal,depois de ler esse blog se ele realmente prejudicou suas vendas eu acho que ele deve afinal de contas, por que realmente tem muita gente que não consegue entender uma piada e levar a sério como fizeram os inscritos dele
espero que essa mensagem te ajude
-ass Fleatevale
Sempre estou aberto ao diálogo, mas com esse tipo de gente já sei que a última coisa que vou conseguir é um diálogo amistoso.
ExcluirCanais como o dele vivem justamente a base de "treta" pra ganhar cada vez mais inscritos. Como diria minha avó: "***sta, quando mais mexe, mais fede."
O melhor a fazer é perdoar e esquecer…
Obrigado pelo comentário! o/
Na vdd o que eu quis dizer era conversar com ele pra n sair da briga com rancor,conversar com ele pra sair como amigos,e eu acho que ele diz que mais te ajuda divulgando o seu jogo no canal dele por que ele fez o mesmo com o criador do mineirinho que fez bastante sucesso e ele deve ter pensado que a mesma coisa aconteceu com você,tenta chamar ele numa conversa privada do twitter pra conversar melhor sobre isso,e eu acho que as chaces dele responder são maiores pois do ultimo vídeo pro anterior teve muito tempo de diferença e ele disse que vai fazer um jogo "zueira" de flappy bird, ele fazer um jogo indie com piadas ruins(por assim dizer) é o assunto perfeito para você conversar com ele e como ele divulgou o jogo ruim de flappy bird na comunidade do youtube é possível que ele não tenha escolhido o tema que ele pediu ainda.
ExcluirMas é sério tenta bater um papo com ele para os dois saírem como amigos.
Vou pensar a respeito, mas acredito que essa iniciativa deveria partir dele nesse caso, começando com um bom pedido de desculpas.
ExcluirObrigado pelos conselhos! o/
De nada,eu fico feliz em ajudar e espero que tido acabe bem com vcs
Excluirtudo*** acabe bem com vcs
ResponderExcluir