sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019

O ano ainda não acabou, mas para mim já chegou aquela parte do ano em que finalmente tiro umas boas e merecidas férias. Esse é o primeiro ano que estou de volta a publicar um blog no meu amado Blogger, que já conheço faz tempo e sinceramente prefiro mil vezes mais do que outras "soluções" do mercado que vemos por aí (e contrariando certas críticas de pessoas que queriam me empurrar seus serviços de web-design goela abaixo).

2019, sinceramente, foi um ano de poucas alegrias e muitas decepções para mim, mas… É vida que segue. Acredito que muita gente também partilha desse sentimento.

Foi nesse mesmo ano que recebi uma sugestão de um conhecido (também da área do desenvolvimento de jogos) pedindo para eu contar como foi minha experiência no lançamento dos meus jogos. Decidi fazer melhor e ir além.

Muita gente que sonha em viver de jogos tem uma visão muito fantasiosa e romantizada desse trabalho. Existem muitos pseudo-entendedores do assunto reforçando essa visão por aí. Aquela velha "lenda do cara que fez um joguinho em uma semana e ficou milionário". Não é bem assim. Por isso fiz questão de revelar detalhes dos bastidores e contar minha história na íntegra. Algumas pessoas me parabenizaram pela iniciativa, já outras…

2019 pra mim foi o ano que me fez enxergar como a internet se tornou um verdadeiro mar-de-lama. E nesse mar-de-lama, é praticamente impossível não se sujar. Grosserias gratuitas, ataques pessoais mascarados de críticas, discussões infindáveis e improdutivas, poderia citar muitas coisas aqui, mas a lista é imensa. Quando você menos espera, já está preso em alguma dessas coisas sem perceber.

Muita gente usa essa ferramenta maravilhosa, que deveria ser para conhecer pessoas novas e reencontrar velhos conhecidos, trocar informações, adquirir conhecimentos, ser usada para o lazer e auto-aperfeiçoamento, como uma espécie de válvula-de-escape, onde são despejadas suas frustrações em pessoas que elas mal conhecem no outro lado da tela e que não tem nada a ver com seus problemas.

O problema disso é que, a pessoa do outro lado também tem seus problemas, e muitas vezes (mesmo que de maneira inconsciente) também passa a despejá-los na internet em pessoas, novamente, que não tem nada a ver com isso. Um círculo vicioso se forma e em vez disso virar uma válvula-de-escape para todos, cada um vira uma panela-de-pressão com a válvula entupida, que cedo ou tarde vai explodir. E uma bomba, quando explode, atinge qualquer um que esteja por perto, tanto inimigos quanto amigos, tanto culpados quanto inocentes.

Encerro esse texto dizendo: "O grande mal do século é a internet, ou melhor, o modo como a humanidade vem usando a internet."

E vamos a retrospectiva…

Janeiro

Primeira promoção do ano na Steam, oriunda da inciativa do "Valorizem a Cultura Nacional" que começou ano passado, com Fantasya Final Definitiva REMAKE representando o Dia do Fico.

Enquanto isso, eu continuava trabalhando no DLC "O Livro Perdido", deste mesmo jogo.

Fevereiro

Ainda trabalhando no DLC d'O Livro Perdido. Comecei a escrever "Minha História Como IndieDev Profissional".

Março

Continuando com as promoções do "Valorizem a Cultura Nacional", dessa vez com Porradaria Upgrade e seu DLC, Gold Edition, representando o Carnaval Brasileiro.

Foi nesse mês que abri este blog e comecei a publicar aqui "Minha História Como IndieDev Profissional" e guias voltados aos desenvolvedores, começando com o "Como Vender Seu Jogo na Steam" (que eu já havia publicado em algumas comunidades de RPG Maker nacionais).

Nos bastidores, ainda trabalhando no DLC d'O Livro Perdido. Comecei a publicar dev logs sobre o desenvolvimento desse DLC no blog também.

Abril

Neste mês, representando os dias do Índio, Tiradentes, Descobrimento do Brasil e Dia do Chorinho, Porradaria 2: Pagode of the Night e todos os seus DLCs tiveram a sua vez na iniciativa do "Valorizem a Cultura Nacional".

Também postei neste blog o segundo dev log sobre O Livro Perdido. "Minha História Como Indie Dev Profissional" já estava no seu V capítulo publicado e ainda, mais um guia para aqueles que nunca ouviram falar de Steam antes (Steam - O Que é? Como Usar?).

Maio

Continuando com as promoções do "Valorizem a Cultura Nacional", Fantasya Final Definitiva REMAKE mais uma vez dá as caras, representando ambos dias da Lei Áurea e Dia do Gari.

Logo antes dessas promoções, houve o episódio do "Steam Free Glitch", que também afetou o Fantasya Final Definitiva REMAKE. Apesar do glitch, as pessoas pegaram apenas a demonstração através do mesmo e eu aproveitei para escrever um artigo tentando conscientizar as pessoas sobre pirataria no blog (que foi deletado posteriormente por motivos de força maior) e logo em seguida, minha decisão de sair da Steam.

Nesse mesmo mês, ainda postei mais uma guia voltado aos desenvolvedores: "7 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Ser Indie Dev".

Parei de trabalhar n'O Livro Perdido.

Junho

Publiquei o capítulo VI da minha história e um gráfico mostrando os jogos mais vendidos na Steam em 2019 antes da minha saída e a evolução das vendas da empresa durante todos esses anos na loja.

Também fui entrevistado pelo site Aperta o X.

Julho

Encerrei o grupo de "Beta Testers Voluntários da CleanWaterSoft" no Discord por motivos de força maior.

O domínio da CleanWaterSoft saiu do ar e este blog passou a ser meu blog pessoal sob outro endereço.

Postei novamente o artigo original do "Precisamos Ter Uma Conversinha Sobre Pirataria", que havia sido removido do blog, e ainda mais um guia para desenvolvedores (Entenda os Direitos Autorais Para Games).

A pedido dos fãs, publiquei todos os jogos na loja Itch.io. A série Porradaria voltou em forma de uma coletânea intitulada Porradaria Legacy.

Agosto

Passei a dedicar mais tempo na produção do blog, fazendo vários testes com o layout e design.

Publiquei mais um guia para desenvolvedores (Outras Lojas Para Vender Seus Jogos) e fui um dos primeiros selecionados para começar uma campanha de financiamento contínuo e coletivo no Apoia.se.

A nova modalidade de campanha do Apoia.se no entanto ainda estava em fase beta, e com várias funcionalidades faltando, por isso, também comecei outra campanha à parte para financiar O Livro Perdido através do Paypal e da Itch.io.

Fui convidado a participar de um podcast, também do Aperta o X.

Setembro

Decidi quebrar o silêncio sobre um assunto que me incomodava a mais de um ano. Contei o meu lado da história sobre "O Ninja Brasileiro No Castelo do Pagode" e os fatos que se sucederam nas redes sociais logo depois.

Postei no blog dois artigos, um comemorando os 10 anos da série Porradaria e outro mostrando a evolução da série nos jogos e DLCs.

"Minha História Como Indie Dev Profissional" chegou ao capítulo VII.

Outubro

O Capítulo VIII da minha história foi publicado.

Criei uma nova logomarca para a CleanWaterSoft e trabalhei no design das páginas dos jogos na loja Itch.io, relançando separadamente Porradaria Upgrade e Porradaria 2: Pagode of the Night nessa loja.

Nos bastidores, comecei a trabalhar em um site próprio com um sistema automático de loja para vender e distribuir download keys da Itch.io. Também comecei um projeto à parte para ajudar na divulgação de outros desenvolvedores nacionais, o "Brasileiros na Itch.io".

Novembro

A minha história vai chegando ao clímax no capítulo IX.

Abandonei a ideia do site próprio e resolvi voltar a usar este blog como site da CleanWaterSoft. Incluí a opção de compra por Paypal em moeda nacional na seção "Jogos e DLCs" e passei a distribuir as download keys de maneira manual. Comecei a estudar a possibilidade de incluir a opção de usar o PagSeguro como forma de pagamento, mas também abandonei essa ideia.

Voltei a trabalhar n'O Livro Perdido. Pausei a campanha no Apoia.se por tempo indeterminado.

Dezembro

Postei essa retrospectiva no blog e finalmente, entrei de férias!



Particularmente falando, desse ano, a lição mais importante que tirei foi:
"Fique longe da internet!"

Pretendo começar o próximo ano me limitando apenas a postar atualizações e atender compras e pedidos de suporte por email. Deixei de participar de certas comunidades e estou passando (bem) longe das redes sociais.

Francamente, estou aguardando 2020 com bastante pessimismo, mas como diria nosso conhecido Tiririca em seu bordão de campanha… Pensando bem, é melhor não dizer nada.


Obrigado pelo apoio de sempre, meu trabalho é para vocês!

P.S.: Também desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo!!

2 comentários:

  1. Concordo, o grande mal do século é a Internet e RedesSociais! Faz bem em se afastar um pouco, já que 90% dela só tem estrume que deve ser ignorado... cheia de doidos, charlatões e pessoas se passando por outras! Estou nela só de leve focado no mínimo apenas p/manter os negócios andando, ou engatinhando hehe... Boas Férias! e quem sabe em 2020 as coisas melhorem p/todos os desenvolvedores brasileiros! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas se passando por outras (e querendo dar um jeito de te ferrar o tempo todo) é o que mais topei por aí. O tempo que gastei na internet com esse tipo de gente foi o tempo que perdi deixando de focar nos meus projetos.

      Boas férias e boa sorte nos seus negócios também!

      Excluir